RECOMENDADO

Hotel Rural Quinta de São Sebastião

Hoteles Rurales

Hotel Rural Quinta de São Sebastião

Barroselas (Minho-Lima) Portugal

Informaçao Geral:

Barroselas é uma freguesia portuguesa do concelho de Viana do Castelo, com 7,47 km² de área e 3 799 habitantes (2001). Densidade: 508,6 hab/km². A freguesia designou-se Capareiros até 1971. Constituiu couto até ao início do século XIX.
A alegria do folclore, o colorido da feira, da festa ou romaria, são no ciclo de cada estação do ano a sucesso de rituais e tradições singulares de uma micro-região do Norte de Portugal.
Região (arredores)
Viana do Castelo - a 14 Km (15 mnts)
Ponte de Lima - a 21 Km (25 mnts)
Barcelos - a 19 Km (22 mnts)
Esposende - a 20 Km (23 mnts)
Braga - a 39 Km (40 mnts)
Vila Verde - a 28 Km (32 mnts)


Azenha no rio Neiva

História:

A primeira referência conhecida a Capareiros remonta ao ano de 1115, data em que Pascoal II confirmou à Sé o couto de Capareiros. Existiu aqui um mosteiro antigo de frades bentos que, em 1126, foi doado a D. Paio Mendes.
O couto de Capareiros foi criado por D. Afonso Henriques em 1134. Foi, desde os inícios da nacionalidade, um dos notáveis coutos da Sé de Braga e, como se refere nas Inquirições de D. Afonso 1, em 1258, o prelado tinha aí paço. Em 1320, Capareiros, então denominada "Saneti Petri de Capateiiros", foi avaliada em 100 libras.
Em 1528, tendo por padroeiro São Paio, a igreja de Capareiros, enquadrada na Terra de Aguiar de Neiva, era câmara do arcebispo. As Inquirições de 1758, referem-na como abadia da apresentação "in solidum" da mesa e câmara arcebispal da Mitra de Braga. Por estar sujeita à Mitra de Braga, por cujos meirinhos eram julgadas as suas causas, o couto de Capareiros gozava dos privilégios eclesiásticos. Nesta conformidade, os delinquentes e presos capturados no couto eram encarcerados no aljube dos eclesiásticos, em Braga.
No foro administrativo, Capareiros era um pequeno concelho que tinha jurisdição temporal, com câmara, vereadores, juiz ordinário, escrivão e meirinhos, de nomeação arquiepiscopal.
No Cadastro da Província do Minho, organizado pelo engenheiro Custódio José Gomes Vilas Boas em 1799, parte desta freguesia pertencia ao termo de Barcelos, julgado de Neiva, sendo a restante da Patriarcal de Braga.
Em 1852, aparece na comarca de Viana do Castelo e, em 1878, no julgado da Vila de Punhe. O concelho de Capareiros foi extinto por Decreto de 6 de Novembro de 1836 e a sua única freguesia, Capareiros, incorporada no concelho de Viana do Castelo.
O lugar de Barroselas veio a designar oficialmente a freguesia, por força do Decreto do Governo de Marcelo Caetano de 20 de Fevereiro de 1971, publicado no Diário do Governo de 5 de Março do mesmo ano.
É nesta freguesia que ocorre aquele que provavelmente é o maior festival de Metal extremo português, o Steel Warriors' Rebellion Barroselas Metalfest, que neste ano terá a sua 10ª edição.

O Vale do Neiva:

Entre Lima e Cávado, o Vale do Neiva abre-se em horizontes onde o rio serpenteia, desde o Monte Oural ate ao Atlântico, em 42 Km de paisagem rural.
Os tons de verde dos campos e pinhais, mostram ou escondem pequenas aldeias, muitas vezes dispersas entre encostas e planícies.
Desde tempos imemoriais que o homem encontrou as Terras de Neiva, deixando aqui, em lugares e sítios da sua passagem ou permanência, testemunhos de todas as Épocas; antas e menhires, vestígios de povoados, e inúmeros monumentos, constituem hoje, uma unidade arqueológica importante na sua identidade histórica.
No Neiva, um rio quase místico, são os moinhos de rodízio, as azenhas e os engenhos, movidos por águas límpidas em turbilhão junto aos açudes, que convidam a percursos na natureza, por trilhos e caminhos que nos levam a atravessar as velhas pontes de granito e a deixar-nos envolver pelos sentidos...

Mapa

Powered By Subgurim(http://googlemaps.subgurim.net).Google Maps ASP.NET
Hoteles Rurales
Barroselas (Minho-Lima)
11
26
« Voltar